Perguntam-nos frequentemente na Century -"Qual é melhor peso da chumbada para lançamentos como a minha cana Century?"


Não há nenhuma resposta simples a esta pergunta mas eu pensei que seria útil dar algumas dicas.

O Frank Warwick - quem teve um papel muito influente no projeto de todas as canas da carpa do Century - é um grande fã de chumbadas grandes. Mesmo tão perto como 30m ou 40m. A razão é que uma chumbada pesada é mais eficiente em auto-ferrar uma carpa. A maioria de montagens modernos da carpa semi-fixam a chumbada na linha com o objectivo que, a carpa quando puxa o isco dentro boca, fica ferrada no anzol. … razoável supor que um peixe ferra-se mais consistentemente se, quando puxar o isco, como uma chumbada da 4ozs de que uma da 2 onças.

Então, levando todo isso em cosideração - um lançamento curto (50m a 70m) como uma cana de 2.75lb seria perfeitamente seguro e possivél. Se vocé quer indo para umas distáncias muito mais grandes, para alcançar as margens de uma ilha distante que ten muitos peixe - faz muito sentido para reduzir o peso de chumbada entre a 2.50 onças e a 3 onças.

Há quase um relacionamento linear entre a curva do teste e o peso da chumbada. As libras na curva do teste igualam ás onças no peso da chumbada para lançamentos grandes/longas. Vocé pode aumentar o peso da chumbada por 33% para um lançamento de curto/médio distancia como o Método (o "Method") ou se quer uma chumbada maiore para uma melhore efeito de auto-ferrar.

Este texto foi tirado do site do Century (e eles deram premis„o para traduzir-lo e usa-lo aqui)

1 abraço,

Phil