Boilies

Em 1º lugar uma pequena lição de Inglês/Português. A palavara 'boilie' vem da palavara Inglesa 'boiled' que em Português é 'cozido' e foi dado aos primeiros iscos cozidos que alguns carpistas Británicos andaram a criar no inicio dos anos 70. Naquela altura foram criados com base em comida para gatos em lata misturados com farinha de trigo. Comparados com as boilies de hoje, não eram nada complicados, até eram coisas bastante simples e cada carpista tinha o seu método de faze-los. Agora, nos finais dos anos 70 as coisas começaram a mudar e a vida dos 'boilies' começou a tornar-se uma ciencia muito bem protegida. O resto, como eles dizem, faz parte da história.

Método de preparação de boilies:

Antes de todo vamos explicar uma coisa muito simples. Quando estamos a fazer boilies agente trabalha a volta do parte liquido (6 ovos e o resto) e à isso juntamos a mistura suficiente até chegar ao ponto certo.

Muitos já me preguntaram como é que se cozem boilies a vapor e assim pensei que talvez valesse a pena tentar explicar isso por escrito. Então aqui vai:

O que eu faço é isso:

Costumo guardar os meus boilies/steamies de três maneiras diferentes: secos ao ar, secos ao ar e depois metidos em sacos fechados e congelados ( que ultimamente quase não uso). Eis as 3 formas como os conservo:

Muitos pregunta-me quais são as quantias doa sabores (liquidos), oleos e outros aditivios que deviam juntar quando estão a fazer boilies/steamies. Realmente não há uma resposta 100% certo mas como um pouco de cuidade e senso comum as coisas não são assim tão complicadas como muitos pensam.

With this simple Excel tool, one can easily calculate the composition of a boilie mix in terms of percentages of Carbohydrates, Protein and Fat content.