O que eu faço é isso:

Costumo guardar os meus boilies/steamies de três maneiras diferentes: secos ao ar, secos ao ar e depois metidos em sacos fechados e congelados ( que ultimamente quase não uso). Eis as 3 formas como os conservo:

Secos ao ar:

Depois de deixar os seus boilies arrefecer depois de os cozer, coloque-os ou numas bandejas de arame próprias para o efeito ou em sacos próprios para secar e deixe-os num local seco. Não os deixe num local onde possam ficar húmidos nem os deixe expostos directamente à luz do sol.

Secos ao ar e depois guardados em sacos:

  1. Seque os boilies/steamies como indicado acima durante cerca de uma semana.
  2. Arranje sacos para o congelador e deite em cada um cerca de uma colher de sopa de glug* e certifique-se que está distribuído igualmente por todo o saco.
  3. Em seguida ponha a quantidade sufuciente de boilies/steamies de modo a que quando deitar o saco eles formem apenas uma camada.
  4. Em seguida tente tirar o máximo de ar que for capaz de dentro do saco e sele-o bem. Quando estiver selado movimente os bolies/steamies de um lado para o outro de modo a que todos fiquem cobertos de glug*.
  5. Coloque os sacos numa superfície plana e certifique-se que os volta duas vezes por dia.
  6. Quando vir que os boilies/steamies já absorveram todo o glug, abra o saco e deite mais uma colher de sopa mal cheia de glug. Retire de novo o ar do saco e volte a repetir o processo de virar os sacos.
  7. Continue a fazer isso cada vez que notar que os boilies/steamies já ensoparam todo o glug, mas de cada vez adicione um pouco menos glug. Depois de ter efito isto 3 ou 4 vezes, irá reparar que os boilies/steamies já não estão a absorver tanto, uma vez que já estão saturados de glog. Nessa altura pare de juntar mais glog e deixe os sacos numa superfície lisa na horizontal até que precise deles. Não deve sobrecarregar os bolies/steamies com glug. É preferível que eles precisem de um pouco mais do que encharcá-los.


Congelação:

Este é provavelmente o método mais fácil, mas pode também aquele que produz maior desperdício dos 3. Tudo o que precisa é deixar secar os seus boilies/steamies durante 1 ou 2 dias depois de os cozer e depois colocá-los em sacos de congelador e congelá-los. É melhor congelar pequenas quantidades em cada saco para que, sempre que tire num saco do congelador mas acabe por não utilizá-lo todo, não tenha tanto desperdício. (Lembre-se que não deve voltar a congelá-los uma vez descongelados).

* Glug - Bem, o que é um glug? Um glug (tambem chamado Dip) é uma mistura de liquidos que é usado para aumentar os cheiros/sabores/valores de nutrição das boilies/steamies (e as vezes outros iscos). Podem ser muito sufisticados ou muito simples, todo depende no gosto de cada um.